quinta-feira, 31 de maio de 2012

Decoração Provençal

Estilo Provençal ou French Style foi criado Provence,  uma região do sul da França. A região de Provence,  importantíssima na cultura francesa, seja pelas lindas plantações de lavanda, que desde a idade média é a matéria-prima da perfumaria francesa, seja pela culinária, pois a região contribuiu com a famosa mistura de ervas aromáticas, as Herbs de Provence,  que são a base do tempero da cozinha mediterrânea.




Nos séculos XVI e XVII, o Palácio de Versailles, na França, tornou-se uma referência mundial  no quesito sofisticação. Nem todos os franceses podiam ostentar tal sofisticação, assim, da falta de condição financeira surgiu uma alternativa criativa. Os artesãos, faziam seus móveis com madeira mais barata e para esconder os defeitos destas madeiras, criaram uma mistura à base de gesso e cola, chamada gessocré. Essa mistura realmente disfarçava os defeitos da madeira, mas com o tempo a pintura se desgastava e o móvel adquiria aquela aparência própria do estilo Provençal que conhecemos hoje. 

Além da pátina e da madeira natural, o estilo Provençal  se compõe de estampas em tons suaves de azul, lavanda, verde e rosa, listras e cenas rurais chamadas de “toile de jouy”. 

É charmoso, romantico e acolhedor! Minha decoração favorita 










Fonte de inspiração, né?!


Um beijo, Jesus te ama 
Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário