sábado, 28 de janeiro de 2012

Como Fazer Chantilly?

Quem não adora essa doçura em forma de leveza que sempre nos faz querer meter o dedo só para dar um provadinha? Sua receita data do século XVII e é atribuída a François Vatel. O Chantilly é basicamente um creme de leite batido, açucarado e com um leve aroma de baunilha. Mas quem diria que essa receita tão simples agradaria tanto o nosso paladar e sobreviveria até hoje? Além de enfeitar bolos e cupcakes, o chantilly vem adoçando cappuccinos e cafés


Aprenda agora a fazer essa maravilha culinária!


I Cupcake



1) Opção 1: Você pode comprar o creme pronto de chantilly nos supermercados e seguir as recomendações do fabricante: deixá-lo gelar por um tempo mínimo e batê-lo em uma batedeira até dar o ponto desejado.
2) Opção 2: Você pode fazer um chantilly caseiro e para isso você irá precisar de: 500 ml de creme de leite fresco bem gelado (é muito importante que ele esteja bem gelado mesmo!); 1 colher (chá) de essência de baunilha; 4 colheres (sopa) de açúcar refinado ou de confeiteiro.
3) Coloque o creme de leite em uma vasilha e bata em uma batedeira em velocidade baixa.
4) Assim que o creme de leite começar a encorpar, vá acrescentando a essência e o açúcar aos poucos sem parar de bater.
5) Continue batendo com cuidado e quando você perceber que o creme já está firme, tomando a forma que você deixa, desligue.
Você vai perguntar: qual é o ponto de creme de chantilly? Sabe claras em neve bem batidas? Então, o ponto se parece um pouco com esse tipo de textura e consistência. Dá para observar nos batedores da batedeira que o creme não escorre, fica firme.
6) Cuidado para não bater demais! 5 minutos são suficiente.
7) Utilize em seguida. Se precisar, você pode congelar o chantilly para utilizá-lo mais tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário