sexta-feira, 19 de março de 2010

Torta de abóbora americana

Um clássico dos festins de outono, a torta de abóbora tem toda a doçura, sabores e cores do outono americano. A abóbora americana, que no Brasil chamamos de moranga é presença obrigatória nas festas de outono, representando a celebração da colheita, a abundância e as dádivas da terra.

Torta de abóbora americana

Massa

Ingredientes

1 xícara farinha de trigo
75 g manteiga sem sal, gelada
2 colheres de sopa de açúcar
½ colher de chá de canela
2 colheres de sopa água ou leite
pitada de sal

Preparo
Esquente o forno médio. Num processador, junte a farinha, manteiga, canela, açúcar e sal. Bata até fazer um farelo. Adicione a água aos poucos fazendo somente pulsos com o processador. Continue pulsando até a massa formar uma bola. Retire a massa.
 
Deixe descansar na geladeira 30 minutos. Retire a massa da geladeira. Abra a massa. Coloque a massa numa forma de torta redonda. Forme a borda da torta. Forre a massa com papel manteiga. Coloque pesos para assar massa (eu uso 1 xicara de feijão seco). Asse a massa 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar enquanto fazer o recheio!
 
Recheio
 
Ingredientes
 
1 kg de abóbora descascada e cortada em pedaços médios
1 xícara de açúcar mascavo
1 colher de sopa de amido de milho
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de cravo em pó
1 pitade de noz moscada
1 xícara de creme de leite
1/2 xícara de leite
3 ovos

Preparo
Assar a abóbora no forno, em bandeja anti-aderente untada com manteiga sem sal - ou em papel encerado - até que esteja bem macia. (Não cozinhar em água. Se a abóbora dourar demais no forno, retirar e acabar de cozinhar no microondas). Amassar a abóbora até formar um purê homogêneo. Misturar este purê em uma tigela com o açúcar, o amido de milho, o sal, gengibre, canela e o cravo. Misturar bem. Acrescentar os ovos e misturar mais uma vez. Por fim, adicionar o creme de leite e o leite e misturar.

Despejar sobre a massa enformada e levar ao forno (de preferência sobre uma bandeja, para não correr o risco de vazar) por 10 minutos em forno alto. Depois, diminuir o forno para médio e assar por mais 20 a 30 minutos, até que o centro do recheio esteja firme (apesar dos ovos, o recheio não cresce).

Retirar do forno e esperar esfriar. Desenformar e levar à geladeira por, pelo menos, quatro horas.
Servir como creme de leite fresco batido (se preferir, acrescentar algumas gotas de limão ao creme).

Nenhum comentário:

Postar um comentário